RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

GASTRONOMIA

CATA D´OR

Por: Mauricio Faria MarquesINDIQUEIMPRIMIR

CATA D´OR

CHILENOS E ARGENTINOS

Após 14 anos de trajetória, em 2009 Cata d’Or Grand Hyatt Awards, o maior concurso internacional do vinho chileno, a União de Enologistas da França e Vinitech realizam em conjunto Vinalies Cata d’Or America Latina em Santiago de Chile.
Participam do evento vi-nhos que são degustados durante uma semana. Uma maratona gostosa que dá até para ficar meio “alegre”. No fim de tudo temos como resultado os medalhistas que são boas indicações para nós, mero consumidores.
Em se tratando de vinho não existe o melhor mas os me-lhores. Uma boa indicação depende da comcorrência, dos que disputam um determinado concurso.
Nem todas as grandes vinícolas participam de concursos internacionais e isso faz parte de uma normalidade que acontece em quase todos os certames. Para as vinícolas famosas existe o risco de não ter nada a ganhar e até ter algo a perder. Na lista dos que receberam medalhas existe a ausência de grandes nomes do Chile e da Argentina. O concurso é um meio de ganhar visibilidade e despertar o interesse do consumidor. Algo para reforçar as vendas.
O CATA D’OR AMÉRICA LATINA tem fama de ser um concurso sério e organizado, no qual foram provados brancos, rosados e espumantes entre Chilenos e Argentinos.
Os vinhos foram provados às cegas em várias sessões, sempre pela manhã, em Santiago e Mendoza. Eram sempre três comissões de cinco provadores, coordenadas por jurados experientes.
Em Santiago, a tecnologia trouxe computadores portáteis facilitando a avaliação dos vinhos. Em Mendoza, o método é tradicional utilizando uma ficha que principalmente pune os defeitos para indiretamente ava-liar as virtudes. Quanto maior o defeito, maior a nota, e os vinhos com menos pontos são classificados como sendo os melhores.

TOP TEM - 2011

Tinto Nacional
Pizzato Dna 99,2005

Tinto Novo Mundo
Jim Barry The Mcrae Wood Shiraz, 2005

Tinto Velho Mundo
Roquette & Cazes, 2007

Branco Chardonnay
Giaconda Nantua Vineyard Chardonnay, 2005

Branco Outras Castas
Morgado De Sta Catherina Bucelas Reserva Arinto, 2008

Espumante Nacional
Casa Valduga 130 Brut

Espumante Importado
Cuvée Charles Gardet

Rosado
Château De Pourcieux Côtes De Provence

Doce/Fortificado
Justino’s 10 Years

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia