RECEBA NOSSAS NOVIDADES! CADASTRE-SE

ARTE

CULTURA

Por: Mauricio Faria MarquesINDIQUEIMPRIMIR

CULTURA

O SOM DO DIABO, TRÍTONO
IMPRESSIONANTE A INFLUENCIA DOS TONS MUSICAIS NOS NOSSOS PENSAMENTOS, ELE TEM A CAPACIDADE DE DISPERTAR UMA CALMARIA DENTRO DE NOSSA PERSONALIDADE OU DE POR EM EBULIÇÃO SENTIMENTOS DIABÓLICOS. O TRÍTONO DISPERTA UMA EMOÇÃO PESADA, SERÁ MESMO O SOM DO DIABO?


Você pode até não saber o que significa, mas com certeza já sentiu um mal estar com a execução de alguma música. O tritono, “som do Diabo” como ficou conhecido na Idade Média, é obtido quando determinadas notas são tocadas simultaneamente num intervalo musical, diferença de três tons entre as notas que podemos ouvir como a quinta diminuta ou quarta aumentada. Ele pode ser obtido a partir de variadas combinações de notas.
A combinação de notas pode provocar reações psicossomáticas nas pessoas, como algo vindo do demônio. Os efeitos da música vêm sendo estudados há muito tempo pelos cientistas ao redor do mundo. Várias teorias bem ou mal fundamentadas já foram divulgadas. De acordo com a cultura de cada povo observam-se diferentes reações os sons. A energia que o mesmo libera em cada ser humano varia de acordo com o grau de êxtase que o mesmo alcança, alguns entram em uma espécie de transe hipnótico.
A Igreja na era medieval considerou que o intervalo tritono era um sinal demoníaco e este passou a ser conhecido como “diabolus in musica”.
Esta barbaridade foi praticada pela igreja medieval, atribuindo ao além algo humano. O que realmente importa é a constatação do efeito que a música causa na mente humana. Em alguns rituais regados com bebida e drogas a música leva a um estado de transe hipnótico, muitas vezes confundidos com possessão demoníaca.
Há de se admitir que o tritono trouxesse uma sensação de tensão, uma insinuação de maldade. O 1º movimento da 5ª sinfonia de Beethoven, por exemplo, traz uma tensão exacerbada, gritando nos ouvidos e talvez criando uma relação com o maligno. Ela advém da criação proposital embutida no nosso inconsciente entre a eterna luta do bem contra o mal. Quem falou que existe uma lei universal da tensão e que esta é coisa do diabo? Esta tentativa de coibir a criação foi de responsabilidade da Igreja Católica, tentando com sua inquisição mostrar parâmetros entre DEUS e o DIABO.
O tritono foi muito usado na música que os escravos norte-americanos tocavam despertavam tristeza e muita malícia, dando origem ao Blues no início do século XX. E foi desta veia que o Rock e o Heavy Metal também criaram algumas de suas bases.
O som do tritono pode influenciar e modificar a percepção de algumas canções. A música Black Sabbath da banda homônima, o mais famoso tritono do Heavy Metal, e o 1º movimento da 5ª sinfonia de Beethoven.
 

Comentários

2010-2013 Revista NINE - Todos os direitos reservados.

contato@revistanine.com.br
desenvolvido por Natus Tecnologia