Escola Portal inaugura nova Biblioteca Infantil Interativa.

Para além da alfabetização, a leitura desde a infância contribui de muitas formas para a formação do indivíduo. Com isso, quanto mais cedo esse hábito for incentivado, maiores serão os benefícios trazidos e melhor será o desenvolvimento das competências atreladas a ele, que impactam diretamente na capacidade criativa da pessoa, além das habilidades linguísticas, de raciocínio, empatia, entre outras.

Entendendo a relevância desse assunto e o papel indiscutível da escola na formação dos futuros cidadãos, a Escola Portal escolheu abril para inaugurar sua mais nova Biblioteca Infantil, especialmente projetada para os alunos do Berçário até o Ensino Fundamental I.

“Fizemos um espaço ainda melhor, mais amplo e moderno, com múltiplas oportunidades de interação, mostrando, assim, qual a importância da leitura dentro da escola e dando um espaço de muita valorização à relação das crianças com a literatura”, comenta Élide Martins Rodrigues, diretora da Escola Portal.

Em linha com a filosofia e ensino da instituição, o ambiente estimula o protagonismo e contribui para a criação de um hábito que trará benefícios durante toda a vida

“O grande papel da escola é proporcionar e incentivar momentos diários de leitura, desde a contação de histórias, feita pela professora em sala, até o momento das idas semanais à Biblioteca, onde eles escolhem o que querem ler e pegam os livros nas mãos. Essa memória afetiva que é criada faz com que a relação com a leitura seja muito mais prazerosa. Se olharmos para a neurociência cognitiva, todas as vezes que um aprendizado está ligado a uma boa experiência, do ponto de vista psicológico e afetivo, o desenvolvimento acaba sendo muito mais proveitoso”, pontua Maria Fernanda Tabacow, CEO do grupo Ágathos Educacional.

Dentro da Escola Portal, todos os espaços cumprem a função de um “terceiro educador”, ao lado do professor e do próprio aluno, e na nova Biblioteca Infantil não é diferente.

“A leitura abre as portas para o mundo da imaginação, da cultura e da sabedoria. Nós queremos que as crianças sonhem, leiam e vivam esse mundo mágico que a leitura traz. Esse novo espaço é um templo sagrado, cheio de histórias e possibilidades, além de representar um espaço especial de sabedoria” completa Élide.

Curadoria
Pensando em ampliar cada vez mais o repertório cultural e oferecer uma pluralidade de experiências às crianças, todo acervo da nova Biblioteca foi pensado de modo que encante todos os alunos, além de contribuir para a aprendizagem em diversas áreas, misturando o lúdico com o pedagógico. A curadoria ficou sob a responsabilidade de Kátia Chiaradia, professora de Língua Portuguesa e pesquisadora de Literatura.

Com obras inéditas, o acervo, que será constantemente atualizado, traz aquilo que há de mais excelente e relevante na área.

“É importante que todos nós, independentemente da faixa etária, estejamos mergulhados na diversidade. A Bibliodiversidade é a tentativa de trazer á tona diversos mundos, por meio da literatura. Eu gosto de pensar o quanto de conhecido e desconhecido o livro escolhido traz para a criança. Um livro que só traz elementos conhecidos, seja na materialidade, na temática ou na maneira de usar a língua portuguesa, não vai trazer nenhum encantamento. Então, é preciso equilibrar parte do conhecido com o desconhecido, para, além de aguçar a curiosidade, contribuir na ampliação do repertório, desde cedo”, explica Kátia Chiaradia.
Espaço mágico

A arquitetura da Biblioteca Infantil passa longe do convencional, sendo um ambiente lúdico, que desperta o prazer nas crianças, fazendo com que elas se sintam em um espaço agradável, que instiga a criatividade.

“Quando você instiga os alunos a serem criativos, abertos a novas experiências e livres, você está oferecendo a oportunidade deles se abrirem para o mundo e ficarem à vontade para criar e expressar seus sentimentos, da melhor forma possível”, explica Marcia Leitão, arquiteta responsável pelo projeto.

Com iluminação bem distribuída, móveis adaptados e elementos visuais atrativos, o espaço conta com o “Portal do Saber”, local em que as crianças podem se deitar ou sentar, enquanto fazem a leitura, além do casulo e da colmeia, lugares para se sentarem, e dos bancos em formato orgânico.

Há, também, a “Árvore do Conhecimento”, onde estão alguns livros em destaque; a área para filmes e vídeos, com cadeiras e um projetor e o palco, onde podem ser feitas as interpretações das histórias por professores e alunos. Todos esses ambientes potencializam o interesse e a aprendizagem.

“O fato de a nova Biblioteca Infantil ser muito interativa e oferecer todos esses espaços, torna o ambiente todo mais ativo, alegre e proveitoso, onde as crianças podem descontrair e se sentir à vontade. O layout apresenta várias opções de uso e, com as crianças gostando do espaço, o processo de aprendizagem fica muito mais leve e efetivo”, finaliza a arquiteta.

Cuidados preventivos à pandemia
Todas as crianças podem ir à Biblioteca para a retirada de livros. Contudo, levando em conta o período de pandemia, todos os livros que são retirados da escola, ao retornarem, passam por higienização e ficam cinco dias em quarentena, evitando, assim, qualquer chance de contaminação. Além disso, o uso no ambiente é feito sempre respeitando o distanciamento social e todas as medidas de segurança estipuladas pelos órgãos públicos de saúde.

A nova Biblioteca Infantil da Escola Portal fica localizada no andar térreo, ao lado da Central de Atendimento. Mais informações podem ser encontradas no site: escolaportalsorocaba.com.br. A Escola Portal fica situada na Rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina, em Sorocaba (SP).

Compartilhe:

Share on google
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Category
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit eiusmod tempor ncididunt ut labore et dolore magna