FEELING TRIPPY: O RETORNO DAS ESTAMPAS PSICODÉLICAS.

Pode ser os tempos de pandemia reforçando ainda mais a necessidade de escape e alívio de alguma forma, a proximidade da era de Aquário (há divergências se já chegamos nela, mas o consenso é que, no mínimo, estamos perto) ou apenas a natureza nostálgica da moda, seja lá qual for o motivo – provavelmente todos – o fato é que as estampas psicodélicas, no estilo summer of love, estão vivendo seu retorno triunfal e prometem invadir nossos looks nos próximos meses.

Originadas no fim dos anos 60 – cá entre nós, uma década bem sonhadora e revolucionária -, essas padronagens simbolizaram uma evolução das formas geométricas, favoritas do período, e continuaram fortes na primeira parte dos 70’s, embaladas pela cultura hippie. Vale lembrar que não é a primeira vez que a tendência ganha um revival. Na virada do milênio, ela passou por uma breve volta e já que o início dos anos 2000’s é o fetiche da vez, faz ainda mais sentido que essas estampas psicodélicas estejam de volta aos holofotes.

Identificadas pelas linhas distorcidas, proporções alteradas e caleidoscópicas, cores contrastantes e um leve surrealismo, os desenhos abstratos remetem à experiências lisérgicas traduzidos em formas e contornos variados, porém sempre resultando em padronagens impactantes e por isso mesmo, irresistíveis. Em 2021, os minimalistas que nos perdoem, mas as estampas psicodélicas e seu appeal alucinante pedem passagem.

Compartilhe:

Share on google
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Category
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit eiusmod tempor ncididunt ut labore et dolore magna